Número total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Silves














































Sé de Silves

"A Sé Catedral de Silves é uma catedral situada na cidade e freguesia do mesmo nome (mais precisamente no Largo da Sé), nodistrito de Faro, Portugal. A sua estrutura apresenta hoje um cunho principalmente gótico, mas também elementos de outras épocas, visto ter vindo a sofrer alterações ao longo dos séculos.

É difícil precisar com exactidão a origem da catedral, e se esta terá sido erigida sobre umamesquita após a reconquista da cidade aos mouros por D. Dinis, mas sabe-se que o edifício actual terá sido iniciado entre meados e finais do século XIII. Vários terramotos foram deteriorando o edifício ainda inacabado, e este acabou por ser reformulado a meados doséculo XV, seguindo uma estrutura gótica mais simples.

No século XVIII, após o terramoto de Lisboa de 1755, e com a destruição de vários dos seus elementos, a catedral foi alvo de novas alterações em estilo barroco, que se podem observar na zona superior da fachada principal a terminar em volutas, no portal sul e na nova torre sineira.

A partir de 1938 a DGEMN procedeu a restauros no edifício de modo a acentuar as suas características góticas.

A catedral apresenta uma planta em forma de cruz latina, com cruzeiro abobadado no cruzamento dos braços da mesma, rematada por uma abside em grés vermelho na extremidade onde se encontra o altar-mor. A nave, com uma altura máxima de cerca de 18 metros, apresenta duas naves laterais com altares decorados a talha dourada barroca, divididas da nave central por sólidos pilares octagonais.

O portal principal da catedral, inserido num alfiz (elemento rectangular em pedra onde se insere todo o portal), é formado por umarco quebrado composto por arquivoltas dispostas em degraus. Os capitéis são possivelmente contemporâneos do Mosteiro da Batalha, edifício que mais influenciou a catedral que se tornou o maior exemplo da arquitectura gótica no Algarve. A fachada sul da catedral apresenta um portal barroco/rococó de 1781, designado por Porta do Sol.

O seu interior alberga no pavimento diversos túmulos de bispos e de famílias nobres de Silves, assim como a pedra tumular de D. João II, falecido e aqui sepultado em 1495, e que acabou por ser posteriormente transladado para o Mosteiro da Batalha."

Fonte; http://pt.wikipedia.org/wiki/Sé_Catedral_de_Silves

Igreja de Nossa Sra. da Conceição - Ferragudo




























IGREJA DE N. SRA DA CONCEIÇÃO - FERRAGUDO

"A primitiva construção do séc. XVI ficou profundamente danificada pelo terramoto de 1755, tendo posteriormente sido reconstruída, sem que fosse mantida a traça original. No seu interior destaca-se um conjunto de imagens do séc. XVII e séc. XVIII e uma bela representação de dupla face do séc. XV representando a Nossa Senhora e o Senhor Crucificado.

Não deixe de apreciar também a magnifica colecção de ex-votos de marinheiros e pescadores."


Fonte; http://www.municipiodelagoa.net/website/?Concelho:Património

Portimão



























Marina de Portimão

"Rodeada por algumas das mais famosas e bonitas praias da Europa, a Marina de Portimão, assumiu uma posição de líder português, como destino preferencial de Mega-Iates até 50m.

Situada na barra mais segura do país, no amplo estuário do Rio Arade, estende-se por uma área de cerca de 25 ha, enquadrada pelos fortes de Santa Catarina e S. João e por magníficas instalações de apoio. A Marina tem águas profundas que permitem entrar e sair da mesma, em qualquer maré, ampla entrada e espaçosas áreas de manobra, abrigadas dos ventos predominantes.

Inserida num condomínio de luxo com Praia Exclusiva, Hotel, Restaurantes, Lojas, Bares e magnífica Piscina Oceânica, virados para o mar, possui vigilância contínua. Possui, ainda, estacionamento privativo ao ar livre e coberto.

Base Oficial de treinos da Team ABN AMRO, vencedora da Volvo Ocean Race 2005, a Marina de Portimão tem recebido as mais prestigiadas embarcações e provas do circuito Mundial de Alta Competição, com o circuito TP 52, P1 – Powerboat, Campeonato Internacional de Pesca Grossa, ou a Portimão Global Ocean Race, única Regata de volta ao Mundo com início e término em Portugal.

Em 2010, a Marina de Portimão foi palco da prova do World Match Racing Tour, “Portimão Portugal Match Cup 2010”, que terá a sua 2º Edição de 22 a 26 de Julho de 2011.

Ainda no âmbito desportivo, iremos assistir ao Campeonato do Mundo de Surfski, e o Campeonato Internacional de Pesca Grossa de Portimão, ambos em Setembro.

Dispomos ainda do Núcleo de Estaleiros da Marina de Portimão, na margem direita do rio Arade, próximo para o servir, sem os incómodos e poluição associados a este serviço. Com capacidade para hastear embarcações de grande porte (até 300 tons) e catamarans até 9 metros de boca, o estaleiro da Marina de Portimão oferece uma vasta gama de serviços especializados de qualidade.

Dado o sucesso do empreendimento, a área de estaleiros vai ser ampliada este ano para estacionamento de embarcações de maiores dimensões.

Seguindo a sua estratégia de desenvolvimento e promoção desta região, esta empresa prepara-se para lançar, em breve, a construção de um novo projecto de luxo - a Marina de Ferragudo.

Num ambiente único, a nossa equipa de profissionais, competentes e atenciosos, convidam-no a desvendar a diversidade e qualidade dos nossos serviços, e tudo farão para tornar inesquecível a sua estadia connosco."

Fonte; http://www.marinadeportimao.com.pt/