Número total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cemitério das âncoras













































Cemitério das Âncoras

"Cemitério das Ancoras - Praia do Barril. Algarve

Aqui foram deixadas estas âncoras utilizadas na pesca do atum ao longo dos tempos! Antigas âncoras usadas nas armações de captura de atum.

Este cemitério encontra-se em Pedras del-Rei, na praia do Barril, no Algarve.
Estas âncoras eram usadas nas antigas Armações de pesca ao Atum e Sardinha.
As Armações eram artes de pesca do tipo armadilha fixa de grande extensão, aberta ou não à superfície. Constituídas por redes verticais sustentadas por estacas, bóias, cabos e âncoras, constituíndo uma série de canais, barreiras e câmaras, atravéz dos quais os peixes são conduzidos até ao corpo. Encontram-se, geralmente, divididas em diversos compartimentos que podem ou não ser fechados na base por um pano de rede. As Armações tiveram grande importância na pesca do atum e sardinha, contribuíndo fortemente para o desenvolvimento da industria das conservas em Portugal. As primeiras Armações a desaparecer foram as da sardinha enquanto a última Armação para o atum, instalada no Cabo de Santa Maria, encerrou a sua actividade em 1968. O desaparecimento das armações do atum deveu-se não só a custos de exploração económica, mas também devido, possivelmente a um maior afastamento do atum da costa. As Armações para a pesca do atum eram mais vulgares no Algarve , embora na costa ocidental existissem algumas(Pedra e Ponta da Galé, Setúbal, Cabo Carvoeiro, Cabo de São Vicente, Arrifana,) por exemplo."
Fonte: http://www.flickr.com/photos/beto_frota/3648251067/

Igrejas & Ermidas de Vila de Frades _ P&B




















Igreja Matriz - Fachada














Igreja Matriz - Altar

Igreja Matriz - [1707-2007] 300 Anos

"A majestosa Igreja Matriz, situada mesmo no centro da Vila, é um dos locais mais dignos de serem visitados nesta freguesia, não só pela sua grandiosidade exterior, mas também pela beleza e simbologia do seu Altar Mor.

Não se encontra regularmente aberta ao publico, mas pode ser visitada por prévia marcação junto do Pároco local, ou na Junta de Freguesia [284441762]."














Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe

Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe

"A Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, situa-se nesta freguesia, e é propriedade da Paróquia desta Vila.
A mesma encontra-se neste momento em muito mau estado de conservação."





















Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia

"A Igreja da Misericórdia, situa-se no Largo Fialho de Almeida, antigo Largo da Misericórdia, essa pequena mas muito bonita igreja, abre sempre as suas portas aquando das festividades religiosas, por altura da Páscoa e pelas Festas em Honra de S. Cucufate, o Orago da freguesia.

De salientar que este espaço é frequentemente aproveitado para algumas exposições, tal é a sua beleza e excelente localização."















Ermida de Santo António dos Açores

Ermida de Santo António dos Açores

"A Ermida de Santo António dos Açores destaca-se pelo seu excelente miradouro, vislumbrando todos os concelhos limítrofes, envolta numa vasta e rica paisagem de hortas, olivais e vinhedos, bem característicos desta freguesia.

De salientar que esta, tem boas acessibilidades, para quem lá se queira deslocar, e desfrutar da beleza natural que a envolve e dos frescos do seu interior.

A Ermida é propriedade da Paróquia de Vila de Frades."