Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Fonte Pequena - Alte















































Fonte Pequena

"Na Fonte Pequena, encontramos uma alameda de calçada com árvores e canteiros de flores, assim como o pequeno painel de azulejos que homenageia Cândido Guerreiro, poeta da terra. O espaço é agradável e fresco, bom para se estar principalmente quando o sol se faz sentir, o que no Algarve não é muito difícil, diga-se de passagem.

A Fonte Pequena, assim como a Fonte Grande, constitui um dos lugares de passeios preferidos das gentes da terra e dos turistas.

Património natural, outrora de margens inclinadas e terra solta, era lugar de encontro das mulheres lavando a roupa ou aguardando a vez para se abastecerem de água.

No final dos anos 40, o lugar da Fonte Pequena foi renovado, as margens da ribeira foram amuralhadas e foi criado um parque de merendas, com bancos e mesas de pedra à sombra de choupos faiais.

Sendo a aldeia atravessada pela Ribeira de Alte, a Fonte Pequena é um dos locais mais aprazíveis e refrescantes junto à ribeira, espaço aproveitado para homenagear o poeta Cândido Guerreiro, onde se podem ler alguns dos seus mais conhecidos sonetos.

A beleza natural da Fonte e toda a sua envolvência constitui um agradável convite a todos aqueles que gostam do contacto com a natureza e procuram fugir ao stress e ao movimento das grandes cidades."


Fonte; http://web.mac.com/josecanelas/visitalte/fontes.html