Número total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Alte - Fonte Grande








































Fonte Grande

"A Fonte Grande é um postal ilustrado da aldeia cultural de Alte. Património ambiental, fonte de águas cristalinas cercadas por um arvoredo majestoso, local de merendas com mesas e bancos de pedra, é um destino de lazer que convida a belos passeios e piqueniques.

Durante séculos, as águas correntes da ribeira, abastecidas pela Fonte Grande, alimentavam a aldeia, serviam para curtir o esparto, eram utilizadas pelas lavadeiras e regavam as hortas em seu redor. Hoje, após vários melhoramentos, a Fonte Grande é uma verdadeira piscina, aproveitada por muitos para se banharem nas suas águas límpidas que dão saúde ao corpo.

Ao longo do ano recebe a visita de milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, atraídos pela beleza da paisagem bucólica. É junto à Fonte Grande que se realizam os tradicionais festejos do 1º de Maio e festivais de folclores, que dão movimento, cor e alegria a toda a aldeia de Alte.

De salientar o bom acolhimento e a hospitalidade dos altenses, gente generosa que cultiva a arte de bem receber.

A Fonte Grande sempre foi musa inspiradora para poetas, um sítio com histórias e curiosidades, lugar de conversas e cantos em noites de luar."


Fonte; http://web.mac.com/josecanelas/visitalte/fontes.html