Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ferragudo














































"Ferragudo é uma freguesia portuguesa situada no extremo poente do concelho de Lagoa, com 5,74 km² de área e 1 867 habitantes (2001). Densidade: 325,26 h/km².

Foi elevada a vila em 13 de Maio de 1999.

Ferragudo, serve como "freguesia dormitório" de Portimão, uma vez que alberga habitantes que trabalham e que se movem diariamente para a cidade do concelho vizinho.


História

Juntamente com as freguesias de Lagoa e de Estômbar, constituíram o território do concelho de Lagoa após desanexação do concelho de Silves em 16 de Janeiro de 1773.

É uma terra de pescadores que desde sempre esteve intimamente ligada ao rio e ao mar. Hoje, embora mantenha a mesma ligação ao mar, a sua actividade económica está ligada à actividade turística.

Para além da vila, possui outros aglomerados urbanos em franca expansão, dos quais se destaca a Aldeia de S. Francisco, Vale de Azinhaga, Corgos, Gramacho, Presa de Moura e Vale de Lapa.

Possui ao longo da sua área territorial uma vasta extensão ribeirinha e marítima, da qual se destaca o seu pitoresco e belo cais de pesca, bem como uma pequena área de costa marítima na qual se destacam as praias: Angrinha, Caneiros, Torrados, Infanta, Afurada, João Lopes, Molhe, Pintadinho e a Praia Grande; assim como outras belezas naturais tais como a Ponta do Altar, falésias, furnas, algares e leixões."


Fonte; http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferragudo