Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rota do Fresco




















Igreja Matriz de Vila de Frades




















Igreja Matriz de Viana do Alentejo




















Igreja Matriz de Portel
















Igreja Matriz de Alvito




















Igreja da Misericórdia de Vidigueira















Igreja de São Vicente, Cuba

Rota dos Frescos

"Uma viagem de descoberta pela pintura mural portuguesa e pela cultura alentejana. "

A Rota do Fresco propõe uma viagem diferente pelo património religioso de Portel, Vidigueira, Alvito, Cuba, Viana do Alentejo.
O objectivo é desvendar um segredo muito bem guardado, a pintura mural das igrejas do sul de Portugal.
A imagem mais comum da decoração das igrejas, sobretudo a norte, é a profusão de talha dourada e de azulejos. Mas a sul, sempre as conhecemos mais simples e mais sóbrias, todas caiadas de branco, uma cor característica das vilas e aldeias do Alentejo. Por isso a Rota do Fresco é surpreendente, pois descobriu que debaixo da cal branca, existe uma pintura mural escondida há séculos e que vem trazer uma nova perspectiva destes monumentos religiosos.

Feitas nos tons da paisagem alentejana com os pigmentos da natureza - azul cobalto, magenta e amarelo ocre - as pinturas murais tiveram a função de passar à população uma mensagem religiosa de compreensão fácil.
Encomendadas ao longos dos tempos por irmandades, confrarias ou pequenas paróquias de província, foram a decoração mais utilizada entre os séculos XV e XIX.

Os monumentos da Rota do Fresco revelam pinturas de grande qualidade mas também curiosas interpretações populares. Com atenção, somos surpreendidos por mãos com seis dedos, cavalos com olhares humanos ou espadas cortadas para se adaptarem ao espaço.

Durante o passeio poderá saborear a gastronomia alentejana e ter uma oportunidade diferente de conhecer os hábitos e tradições locais."