Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ria Formosa _ P&B














Ria Formosa vista de Cacela Velha














Ria Formosa em Olhão




















Península do Ancão
(praia do Quinta do Lago)














Península do Ancão
(praia de Faro)














Ria Formosa em Marim














Sapal da Ribeira do Almargem
(Tavira)















Península do Ancão
(praia do Quinta do Lago)

RIA FORMOSA

"O Parque da Ria Formosa é uma das mais bonitas riquezas naturais do Algarve, tanto pela variedade dos seus ecossistemas como pela sua singular localização. Este incrível paraíso natural estende-se ao longo de 60 km, desde a zona do Ancão (que pertence ao concelho de Loulé) até à da Manta Rota (no concelho de Vila Real de Santo António) e funciona como abrigo para aves migratórias e espécies muito raras.

Só existem dois rios a alimentar a lagoa durante todo o ano. Os restantes cursos de água e ribeiras são sazonais e secam durante o Verão. As áreas que se encontram expostas nas lagoas podem ficar completamente submersas devido à influência das marés. As ilhas que se situam nesta zona são instáveis e as suas áreas variam entre os 500 metros e os 2 quilómetros.

Actualmente usada como viveiro de mexilhão e ostras, esta zona foi em tempos aproveitada pelas salinas e até pela agricultura.
Os objectivos do parque são preservar e desenvolver os recursos naturais. Isto contribui para a preservação dos habitats naturais da vida selvagem. Apesar de haver actividade humana no parque, a mesma não altera o equilíbrio do ecossistema, uma vez que tudo é feito de acordo com os métodos tradicionais."