Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Estoi




















































Igreja Matriz de Estoi

"A Igreja Matriz de Estoi, também conhecida como Igreja de São Martinho de Estoi, é um edifício religioso, situado na Freguesia de Estoi do Concelho de Faro, no Distrito de Faro, em Portugal.
A Igreja Matriz de Estoi foi formada a partir da Ermida de São Martinho, de origem medieval, que sofreu grandes obras de ampliação quando foi aqui instalada a sede da freguesia; segundo o formulário do Primeiro Renascimento, as obras encontravam-se, em 1554, praticamente concluídas. Após a sua modificação, este templo passou a contar com três naves e quatro tramos, sem um transepto, apresentando uma cobertura única em madeira para todas as naves; a cabeceira ficou, apenas, composta pela ousia. Danificada no Sismo de 1755, foi, poucos anos depois, reparada; no entanto, foi, posteriormente, necessário reconstruir todo o edifício, tendo estas obras sido iniciadas por D. Francisco Gomes de Avelar, Bispo do Algarve, no início doSéculo XIX, com a orientação do arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri. O novo edifício manteve, na maior parte do edifício, os traços da antiga igreja, tendo sido construída uma nova fachada, em estilo neoclassicista.
Esta igreja encerra um púlpito em mármore da região, uma custódia em prata dourada do Século XVII, e várias estátuas sacras dos séculos XVII a XIX. Anexa à igreja, encontra-se uma torre sineira."