Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Viana do Alentejo - P&B

































Castelo de Viana do Alentejo

"O Castelo de Viana do Alentejo localiza-se na vila, Freguesia e Concelho de mesmo nome, Distrito de Évora, em Portugal.

Aproximadamente eqüidistante das cidades de Évora e de Beja, o castelo ergue-se no alto de uma elevação, em posição dominante sobre a vila. É considerado, juntamente com o Castelo de Alvito, um dos mais notáveis conjuntos arquitectónicos fortificados do final do período gótico. O seu nome, Viana do Alentejo, liga-se ao título nobiliárquico da família Meneses, primeiros condes de Viana, que se destacaram nas campanhas portuguesas do Marrocos no século XV.

O castelo, de estilo gótico, apresenta além de volumes trecentistas, adornos em estilo manuelino e mudéjar, fruto dos diversos períodos construtivos. Em linhas gerais conserva plantapentagonal irregular, constituída pela articulação de cinco cortinas de muralhas, amparadas por cubelos cilíndricos nos vértices, delimitando o terreiro. O topo destas é percorrido poradarve e os cubelos são arrematados por coruchéus de alvenaria. O maior destes cubelos foi convertido em Torre de Menagem. As fachadas a Sul, Leste, Oes-nordeste e Noroeste são arrematadas por merlões e ameias. Nas cortinas a Sul e a Noroeste rasgam-se, respectivamente a Porta da Matriz e a da Misericórdia, esta última abrindo-se diretamente para o nártexdo templo.

Intramuros, o castelo complementa-se com as edificações das igrejas da Misericórdia e da Matriz, da antiga Câmara Municipal e da Capela de Santo António, valorizados pela harmonia dos belos jardins envolventes."


Fonte; http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Viana_do_Alentejo