Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Faro _ P&B




















Convento dos Capuchos

"Situado na Rua Serpa Pinto, antes Rua dos Capuchos, foi construído a partir de 1620.
Aquando da construção da cerca seiscentista ficou no seu interior.
Com o Liberalismo, foi ocupado e remodelado pela Guarda Nacional Republicana; serviu também de cadeia comarcã.
De realçar o pequeno claustro e a igreja, que apresenta uma interessante ornamentação barroca com manifestações de talha e de azulejaria.
No interior esteve instalado o Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique, desde 1914 até que, em 1973, o espólio foi transferido para as actuais instalações, no antigo Convento de Nossa Senhora da Assumpção.
A igreja do Convento dos Capuchos tem hoje funções exclusivamente funerárias. "
Fonte;http://www.cm-faro.pt/portal_autarquico/faro/v_pt-PT/menu_turista/concelho/cultura/patrimonio_historico/monumentos/Convento+dos+Capuchos.htm





















Igreja Nossa Senhora do Carmo

"A Igreja de Nossa Senhora do Carmo ou Igreja do Carmo é um edifício "notável da cidade de Faro, situado no Largo do Carmo.
Foi fundada em 1713 pelo Bispo D. António Pereira da Silva, tendo sido responsável pelo projecto inicial o Padre Frei Manuel da Conceição, de Lisboa. Em meados do mesmo século o edifício sofreu grande remodelação e acrescentos, tendo-se destruído a fachada original. O novo traçado foi concebido pelo mestre pedreiro Diogo Gonçalves, em 1747. As obras prolongaram-se até 1878 (nomeadamente com a construção das torres da fachada).
Merecem destaque no interior do edifício a ornamentação da sacristia, o acervo de imaginária da Procissão do Triunfo e uma Capela dos Ossos."












Porto de Recreio de Faro