
Número total de visualizações de páginas
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Mariscadores da Ria
A vida do Mariscador
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Silves
É difícil precisar com exactidão a origem da catedral, e se esta terá sido erigida sobre umamesquita após a reconquista da cidade aos mouros por D. Dinis, mas sabe-se que o edifício actual terá sido iniciado entre meados e finais do século XIII. Vários terramotos foram deteriorando o edifício ainda inacabado, e este acabou por ser reformulado a meados doséculo XV, seguindo uma estrutura gótica mais simples.
No século XVIII, após o terramoto de Lisboa de 1755, e com a destruição de vários dos seus elementos, a catedral foi alvo de novas alterações em estilo barroco, que se podem observar na zona superior da fachada principal a terminar em volutas, no portal sul e na nova torre sineira.
A partir de 1938 a DGEMN procedeu a restauros no edifício de modo a acentuar as suas características góticas.
A catedral apresenta uma planta em forma de cruz latina, com cruzeiro abobadado no cruzamento dos braços da mesma, rematada por uma abside em grés vermelho na extremidade onde se encontra o altar-mor. A nave, com uma altura máxima de cerca de 18 metros, apresenta duas naves laterais com altares decorados a talha dourada barroca, divididas da nave central por sólidos pilares octagonais.
O portal principal da catedral, inserido num alfiz (elemento rectangular em pedra onde se insere todo o portal), é formado por umarco quebrado composto por arquivoltas dispostas em degraus. Os capitéis são possivelmente contemporâneos do Mosteiro da Batalha, edifício que mais influenciou a catedral que se tornou o maior exemplo da arquitectura gótica no Algarve. A fachada sul da catedral apresenta um portal barroco/rococó de 1781, designado por Porta do Sol.
O seu interior alberga no pavimento diversos túmulos de bispos e de famílias nobres de Silves, assim como a pedra tumular de D. João II, falecido e aqui sepultado em 1495, e que acabou por ser posteriormente transladado para o Mosteiro da Batalha."
Igreja de Nossa Sra. da Conceição - Ferragudo

Não deixe de apreciar também a magnifica colecção de ex-votos de marinheiros e pescadores."
Fonte; http://www.municipiodelagoa.net/website/?Concelho:Património
Portimão
Situada na barra mais segura do país, no amplo estuário do Rio Arade, estende-se por uma área de cerca de 25 ha, enquadrada pelos fortes de Santa Catarina e S. João e por magníficas instalações de apoio. A Marina tem águas profundas que permitem entrar e sair da mesma, em qualquer maré, ampla entrada e espaçosas áreas de manobra, abrigadas dos ventos predominantes.
Inserida num condomínio de luxo com Praia Exclusiva, Hotel, Restaurantes, Lojas, Bares e magnífica Piscina Oceânica, virados para o mar, possui vigilância contínua. Possui, ainda, estacionamento privativo ao ar livre e coberto.
Base Oficial de treinos da Team ABN AMRO, vencedora da Volvo Ocean Race 2005, a Marina de Portimão tem recebido as mais prestigiadas embarcações e provas do circuito Mundial de Alta Competição, com o circuito TP 52, P1 – Powerboat, Campeonato Internacional de Pesca Grossa, ou a Portimão Global Ocean Race, única Regata de volta ao Mundo com início e término em Portugal.
Em 2010, a Marina de Portimão foi palco da prova do World Match Racing Tour, “Portimão Portugal Match Cup 2010”, que terá a sua 2º Edição de 22 a 26 de Julho de 2011.
Ainda no âmbito desportivo, iremos assistir ao Campeonato do Mundo de Surfski, e o Campeonato Internacional de Pesca Grossa de Portimão, ambos em Setembro.
Dispomos ainda do Núcleo de Estaleiros da Marina de Portimão, na margem direita do rio Arade, próximo para o servir, sem os incómodos e poluição associados a este serviço. Com capacidade para hastear embarcações de grande porte (até 300 tons) e catamarans até 9 metros de boca, o estaleiro da Marina de Portimão oferece uma vasta gama de serviços especializados de qualidade.
Dado o sucesso do empreendimento, a área de estaleiros vai ser ampliada este ano para estacionamento de embarcações de maiores dimensões.
Seguindo a sua estratégia de desenvolvimento e promoção desta região, esta empresa prepara-se para lançar, em breve, a construção de um novo projecto de luxo - a Marina de Ferragudo.
Num ambiente único, a nossa equipa de profissionais, competentes e atenciosos, convidam-no a desvendar a diversidade e qualidade dos nossos serviços, e tudo farão para tornar inesquecível a sua estadia connosco."
terça-feira, 12 de abril de 2011
Moncarapacho
Há muitas hipóteses da toponímia de Moncarapacho. Aqui estão algumas:
- Pode ter vindo do Monte do Carapacho. Carapacho é uma palavra espanhola que significa carapaça. Este nome foi criado devido da vista do mar, que parecia uma carapaça. Mais tarde o Monte do Carapacho evoluiu e originou a palavra Moncarapacho;
- Moncarapacho pode ter vindo do Cerro de São Miguel na parte em que este cerro é denominado Monte Escarpado devido ser alto, talhado a pique e sem o mais pequeno declive naquela parte. O nome Monte Escarpado evoluiu para Moncarapacho;
- Pode ter vindo também devido a uma senhora que morava no Cerro de São Miguel onde trabalhava com tecidos fazendo “capachos”que vendia. Dizia-se, no principio, Monte dos Capachos, mais tarde Montecapacho, que evoluiu para Moncarapacho."
Ferragudo
"Ferragudo é uma freguesia portuguesa situada no extremo poente do concelho de Lagoa, com 5,74 km² de área e 1 867 habitantes (2001). Densidade: 325,26 h/km².
Foi elevada a vila em 13 de Maio de 1999.
Ferragudo, serve como "freguesia dormitório" de Portimão, uma vez que alberga habitantes que trabalham e que se movem diariamente para a cidade do concelho vizinho.
História
Juntamente com as freguesias de Lagoa e de Estômbar, constituíram o território do concelho de Lagoa após desanexação do concelho de Silves em 16 de Janeiro de 1773.
É uma terra de pescadores que desde sempre esteve intimamente ligada ao rio e ao mar. Hoje, embora mantenha a mesma ligação ao mar, a sua actividade económica está ligada à actividade turística.
Para além da vila, possui outros aglomerados urbanos em franca expansão, dos quais se destaca a Aldeia de S. Francisco, Vale de Azinhaga, Corgos, Gramacho, Presa de Moura e Vale de Lapa.
Possui ao longo da sua área territorial uma vasta extensão ribeirinha e marítima, da qual se destaca o seu pitoresco e belo cais de pesca, bem como uma pequena área de costa marítima na qual se destacam as praias: Angrinha, Caneiros, Torrados, Infanta, Afurada, João Lopes, Molhe, Pintadinho e a Praia Grande; assim como outras belezas naturais tais como a Ponta do Altar, falésias, furnas, algares e leixões."
Ermida de Nossa Senhora da Represa
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Baixo Alentejo

Fazia fronteira a Norte com a Província do Alto Alentejo, no extremo Noroeste com a Estremadura, a Oeste com o Oceano Atlântico, a Sul com o Algarve e a Este com a Espanha (província de Badajoz, na Estremadura, e de Huelva, na Andaluzia).
Era então constituído por 18 concelhos, integrando todo o distrito de Beja e ainda a metade Sul do distrito de Setúbal. Tinha a sua sede na cidade de Beja.
Actualmente, o seu território reparte-se pelas sub-regiões alentejanas do Baixo Alentejo eAlentejo Litoral."
Fonte; http://terrasdeportugal.wikidot.com/provincia-do-baixo-alentejo
Santuário de Nossa Senhora de Aires
O grande ponto de interesse deste Santuário é a Casa dos Milagres, antiga sala das confrarias, que centenas de anos de promessas forraram com uma colecção imensa de ex-votos, atendendo à tradição de que a imagem da antiga padroeira, Nossa Senhora da Piedade, nunca deixou de socorrer os crentes.
A famosa Romaria de Nossa Senhora d'Aires é mais propriamente uma feira, com origem no alvará do Rei D. José I, em 1751, autorizando a realização de uma feira franca nesta local. Hoje em dia, na altura da Romaria tem igualmente lugar a concretização da Feira de Aires, com festividades diversas, que animam o local, atraindo inúmeros visitantes. "
terça-feira, 5 de abril de 2011
Faro
Limitado a Norte e Oeste pelo concelho de São Brás de Alportel, a Este por Olhão, a Oeste por Loulé e a Sul pelo Oceano Atlântico, é um concelho composto por seis freguesias: Sé, São Pedro, Santa Bárbara de Nexe, Montenegro, Conceição e Estoi. Este concelho agrega seis freguesias e 63 lugares. São Pedro, Sé e Montenegro são consideradas urbanas, Santa Bárbara de Nexe e Conceição medianamente urbanas e Estoi é a única que se enquadra como predominantemente rural."